Métricas e indicadores bibliométricos são essenciais para avaliar produção científica

Estudos bibliométricos são uma forma de análise quantitativa e estatística da literatura científica e acadêmica, e ganharam mais importância principalmente em função do crescente volume de trabalhos gerados anualmente.

Os dados servem como parâmetros para examinar as características e padrões de produção, distribuição, uso e impacto da literatura publicada em diversas áreas do conhecimento.

Esses estudos são frequentemente usados para avaliar a produtividade de pesquisadores, a importância de periódicos acadêmicos, a evolução de áreas de pesquisa, identificar tendências e lacunas no conhecimento, entre outros propósitos. Eles são amplamente empregados em análises de políticas científicas, avaliações de programas de pesquisa e tomadas de decisão em instituições acadêmicas e governamentais.

Métricas e indicadores são essenciais para avaliar a produção científica, sendo os principais:

Número de publicações: Contagem de artigos, livros, capítulos de livros, entre outros tipos de publicações.

Citações: Avaliação do número de vezes que um artigo, autor ou periódico foi citado por outros trabalhos. Isso pode indicar a influência e importância da pesquisa.

Fator de impacto: Métrica que avalia a importância relativa de um periódico, com base na média de citações que seus artigos recebem ao longo de um período.

Índice H: Medida que leva em consideração tanto o número de publicações quanto o de citações recebidas por essas publicações. Um pesquisador tem um índice H de “h” se “h” de suas publicações tiverem pelo menos “h” citações cada.

Coautoria: Análise das redes de colaboração entre autores e instituições, revelando padrões de coautoria e parcerias de pesquisa.

Mapas de citação: Visualizações gráficas das relações de citação entre trabalhos, permitindo identificar áreas interconectadas de pesquisa.

Distribuição geográfica: Identificação das regiões geográficas onde a pesquisa está concentrada.

Palavras-chave: Análise das palavras-chave usadas em publicações para identificar temas e tendências emergentes.

Foto: Johan2011/Dreamstime.com

Comunicado Importante:

A ZEPPELINI NÃO COMERCIALIZA NENHUM TIPO DE ASSINATURA DE REVISTAS.

Caso receba alguma ligação em nosso nome, não efetue nenhum tipo de pagamento, pois trata-se de fraude.