InterEditores 2025 debate o futuro das publicações científicas no Brasil — Et al. #337

No dia 1º de outubro de 2025, acontece a terceira edição do “InterEditores – O futuro das publicações científicas no Brasil”, iniciativa da Zeppelini Publishers em parceria com a GF Projetos de Impacto, com curadoria científica de Marcio Zeppelini (diretor-executivo da Zeppelini Publishers e ex-conselheiro da Abec-Brasil) e Rui Seabra Ferreira Jr. (pesquisador titular Cevap-Unesp, editor-chefe JVATiTD e presidente da Abec 2016-2020).

O encontro reunirá editores, coeditores, editores associados e secretários editoriais de revistas técnicas e científicas de língua portuguesa para um dia inteiro de debates, reflexões e troca de experiências.

O evento integra a série de comemorações pelos 25 anos da Zeppelini Publishers, consolidando-se como um marco de inovação e qualidade no universo editorial. Mais do que uma celebração, o InterEditores 2025 será um espaço estratégico para discutir os rumos das publicações científicas em um cenário de profundas transformações tecnológicas e culturais.

Temas em destaque

A programação do encontro contempla alguns dos temas mais relevantes para a comunidade editorial e acadêmica – integração da Inteligência Artificial Generativa na pesquisa e publicação científica; os desafios da publicação rápida; novas abordagens para a transparência; financiamento e sustentabilidade dos periódicos científicos brasileiros; e abertura nos processos editoriais.

O InterEditores 2025 é uma ocasião singular para ampliar conexões profissionais, trocar experiências e identificar novas oportunidades para fortalecer revistas científicas brasileiras e lusófonas. A proposta é estimular práticas inovadoras, fomentar a cooperação entre pares e posicionar os editores diante das mudanças que estão redesenhando o futuro da ciência aberta e da comunicação acadêmica.

Com a tradição da Zeppelini Publishers e a expertise de seus curadores, o encontro se firma como uma experiência transformadora e um convite para todos que desejam estar na vanguarda do universo editorial científico.

O evento será no Espaço Abrahão & Rosa (Rua Nestor Pestana, 101, Consolação, São Paulo (SP). O investimento é de R$ 190,00. Inscrições e mais informações, ACESSE AQUI.

 

8h30 Recepção e Credenciamento
9h Abertura e boas-vindas

Marcio Zeppelini – Diretor-executivo da Zeppelini Publishers. Produtor editorial, empresário e empreendedor social. Ex-conselheiro da Abec-Brasil.

Rui Seabra Ferreira Jr. – Pesquisador titular Cevap-Unesp. Editor-chefe JVATiTD, presidente da Abec 2016-2020, diretor científico do Parque Tecnológico de Botucatu e membro da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas.

9h15 Inteligência artificial generativa na pesquisa científica: Ferramenta revolucionária ou risco ético? Como a IA pode acelerar a produção científica, incluindo riscos éticos e boas práticas.

Luís Gustavo Gomes – Engenheiro mecânico e administrador de empresas, com pós-graduação em gestão de organizações do Terceiro Setor pela FGV. Desde 2010 atua como coordenador da unidade de Administração, Controladoria e Projetos e gerente-geral do Programa SciELO.

10h Peer-review automatizado ou humano: possibilidades e desafios. Debate sobre o futuro da revisão por pares com Open Science e com a IA e a publicação de relatórios de revisão.

Sigmar de Mello Rode – Graduado em odontologia, mestre em clínicas odontológicas e doutor pela USP. Livre-docente em dentística pela Faculdade de Odontologia da USP e titular pela Faculdade de Odontologia de São Jose dos Campos da Unesp. Ex-presidente da Abec Brasil, foi editor científico da Brazilian Oral Research e é editor de área da Clinics e da Acta Cirúrgica Brasileira. Coordena o Escritório de Ética do SciELO.

10h45 Sustentabilidade de um periódico científico no Brasil na era da superabundância de informação científica. Desafios e estratégias para a manutenção de revistas em um cenário de recursos limitados e volumes crescentes de artigos.

Benedito Barraviera – Professor titular da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), editor emérito do *Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases* e ex-presidente da Abec. Fundador e ex-diretor do Cevap, é pioneiro na editoração científica no Brasil, liderando iniciativas como a publicação em fluxo contínuo e práticas de ciência aberta na SciELO.

11h30 PAINEL DE DISCUSSÃO: IA, ética e sustentabilidade: Estratégias para a publicação científica na era da informação

Luís Gustavo Gomes, Sigmar de Mello Rode e Benedito Barraviera. Mediação: Rui Seabra Ferreira Jr.

12h30 Almoço (não incluído)
14h O continuum da comunicação científica:
Conectando preprints, periódicos, dados e índices. Os desafios e oportunidades de integrar o modelo Continuum SciELO e o fast-track para fortalecer a ciência aberta.Abel L. Packer – Diretor do Programa SciELO, com ampla experiência em políticas de editoração, acesso aberto e curadoria de coleções científicas digitais. Atua há décadas promovendo inovação e qualidade no acesso à informação científica.
14h45 Inovação na publicação científica: Formatos digitais e multimídia. Exploração de podcasts, vídeos e novas mídias para disseminação de pesquisas.

Silvia Galleti – Graduada em Biologia pelo Mackenzie e Mestre em biotecnologia pela USP, coordena a Comissão de Integridade Científica do Instituto Biológico. Editora-chefe dos Arquivos do Instituto Biológico (AIB) e editora do SciELO Preprints na área de Agrárias. Membro da SciELO Brasil.

15h30 Storytelling na comunicação científica. Técnicas de storytelling para tornar artigos mais atraentes.

A confirmar

16h15 Coffee-break
16h30 PAINEL DE DISCUSSÃO: Inovação e criatividade na comunicação científica: Conectando preprints, multimídia e narrativas atraentes

Abel Packer e Sílvia Galetti. Mediação: Rui Seabra Ferreira Jr.

17h30 ENCERRAMENTO

Palavras finais e coquetel de confraternização – 25 anos de Zeppelini

Marcio Zeppelini e Rui Seabra Ferreira Jr.

_____
(*) Fundada em 2000, a Zeppelini Publishers atua no segmento editorial técnico e científico, atendendo empresas e organizações e desenvolvendo estratégias para todas as áreas da produção de publicações impressas e online.

Foto: Divulgação