A necessária – e urgente – demolição das barreiras da linguagem científica nas publicações acadêmicas – Et al. #285

Por Zeppelini Publishers (*)

Autores e editores de publicações acadêmicas continuam enfrentando uma série de desafios, incluindo dificuldades para realizar processos de revisão por pares confiáveis, detectar possíveis casos de plágio e continuar operando apesar das dificuldades financeiras.

Mas há outra barreira causando certa celeuma no meio acadêmico. Artigos com linguagem técnica tão densa que torna ideias e teorias praticamente inacessíveis para a maioria dos leitores. Assim, acaba-se minando o propósito fundamental da ciência – a partilha universal de descobertas e avanços.

Termos específicos, jargões disciplinares e estruturas complexas de frases podem alienar inclusive o entendimento dos profissionais de áreas correlatas. O obstáculo da língua não é apenas uma questão de complexidade, mas também um assunto de acessibilidade e inclusão.

Para que a ciência cumpra seu papel integral na sociedade, é imperativo que as publicações científicas sejam acessíveis a uma ampla gama de públicos. Uma abordagem multidimensional é necessária para enfrentar tamanho desafio.

Em primeiro lugar, é fundamental que os cientistas reconheçam a importância da clareza na comunicação. A clareza não compromete a precisão; pelo contrário, é a chave para uma comunicação eficaz. Simplificar a linguagem sem perder a substância científica é um exercício de destreza intelectual que todos os pesquisadores devem buscar.

Implementar diretrizes claras para a redação e revisão de artigos pode ajudar a atenuar a densidade linguística. Além disso, fornecer resumos acessíveis e compreensíveis para o público geral pode facilitar a compreensão das descobertas científicas sem comprometer sua integridade.

Outra estratégia eficaz é a colaboração interdisciplinar. Ao envolver especialistas em comunicação, educadores e profissionais de áreas relacionadas na redação e revisão de artigos científicos, é possível garantir uma linguagem mais inclusiva e acessível.

No entanto, a responsabilidade não recai apenas sobre os ombros dos cientistas e das revistas acadêmicas. Instituições de ensino e agências de financiamento também desempenham um papel crucial na promoção da linguagem acessível em publicações científicas.

Incorporar a comunicação clara como parte integrante da formação acadêmica e estabelecer incentivos para pesquisadores que deem prioridade à acessibilidade podem ajudar a catalisar uma mudança significativa no modelo de divulgação da ciência.

Em última análise, ao quebrar as barreiras da linguagem técnica, as publicações e seus responsáveis terão a oportunidade de abrir as portas do conhecimento científico para um público mais amplo e diversificado, enriquecendo assim o diálogo e a colaboração em toda a sociedade.

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(*) Fundada em 2000, a Zeppelini Publishers atua no segmento editorial técnico e científico, atendendo empresas e organizações e desenvolvendo estratégias para todas as áreas da produção de publicações impressas e online.

Foto: Feng Yu / Dreamstime

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