Duas décadas após dar os primeiros passos na área de produção editorial, a empresa fundada pelos empresários e irmãos Marcio e Mauro Zeppelini, completa 20 anos de atividades, como um dos principais players deste mercado, inclusive concorrendo com algumas das mais importantes editoras internacionais.
A Zeppelini Publishers sempre se destacou pelo atendimento personalizado, oferecendo serviços como tradução e revisão ortográfica e gramatical; padronização de textos de acordo com diversas normas técnicas (Vancouver, APA, ABNT); projetos gráficos e diagramação de periódicos; marcação XML, além dos processos de registro de ISBN e indexação nas principais bases científicas.
“A Zeppelini começou sua trajetória com revistas médicas, que ainda são o nosso carro-chefe. Mais adiante, partimos para outros segmentos da ciência, incluindo publicações técnicas e não científicas. Portanto, indiretamente, estamos ajudando a desenvolver a humanidade por meio da pesquisa e da democratização da informação científica para pesquisadores, médicos, professores, profissionais de saúde, além de outros agentes transformadores”, afirma Marcio.
Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), a Zeppelini Publishers também atua na produção de publicações como Engenharia Sanitária Ambiental (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Revista Brasileira de Educação (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), todas elas com valor de desenvolvimento humano.
Outros clientes de peso da editora são a Associação Paulista de Medicina (APM), dona do São Paulo Medical Journal e da Revista Diagnóstico & Tratamento, e a Sociedade de Pediatria de São Paulo, proprietária da Revista Paulista de Pediatria. Ambas têm parceria com a Zeppelini há cerca de 20 anos.
“No processo de qualificação da Revista Paulista de Pediatria, começamos a trabalhar com a Zeppelini em meados dos anos 2000, o que nos permitiu crescer e atingir o público leitor em diversas plataformas, sendo os processos editoriais e de submissão aos nossos diversos indexadores sempre discutidos e aprimorados”, enfatiza a médica Ruth Guinsburg, editora-chefe do periódico.
Com mais de 40 periódicos produzidos pela empresa, a Zeppelini também atende nomes como a Fundação Getulio Vargas (FGV), a Sociedade Brasileira de Epidemiologia e a Academia Brasileira de Neurologia.
Evolução
A Zeppelini se diferencia ainda pela assessoria prestada aos editores, auxiliando em todo o processo de indexação; analisando o corpo editorial; definindo a porcentagem idiomática, além da avaliação qualitativa e quantitativa de artigos, por seções (artigos originais, relatos de caso etc.); além de realizar a verificação de endogenia acadêmica (em inglês, designado por academic inbreeding), e o preenchimento de formulários necessários à indexação.
“Nesses 20 anos, a empresa sempre buscou a evolução tecnológica para a produção editorial e promoção de treinamentos para os profissionais da área de revisão ortográfica, padronização, tradução e diagramação”, salienta Hilton Justa, coordenador comercial da Zeppelini, com 17 anos de casa.
Nessas duas décadas de atividades, a editora viu as tecnologias evoluírem, como a gradual passagem do analógico para o digital, chegando, mais recentemente, à publicação de periódicos somente na Internet, por meio de plataformas de leitura. Tendência mundial, a iniciativa visa não apenas difundir mais o acesso aos conteúdos, mas economizar recursos financeiros e ambientais.
“No começo de tudo, as revistas eram impressas, o que elevava muito os custos para o editor. Com a migração para o ambiente on-line, ficou muito mais fácil difundir o conhecimento, acabaram os custos com gráfica, papel e distribuição, e com isso, os editores passaram a investir mais na qualidade das revistas contratando revisão, tradução e sites melhores, incluindo a elevação da qualidade do conteúdo dos artigos, com o objetivo de facilitar o processo de indexação”, complementa Marcio.
Para a coordenadora de edição da Zeppelini, Karina Watanabe, a editora é mais do que uma ferramenta aos pesquisadores, ela se apresenta como uma verdadeira parceira nesta paixão, que é a construção do conhecimento humano.
“Oferecer uma base sólida e um trabalho com excelência técnica é uma obrigação diária dos nossos colaboradores. A experiência acumulada em anos de dedicação ao mercado editorial e a rápida atenção às mudanças iminentes de uma atualidade que se renova a cada instante deram à Zeppelini um diferencial, o de sempre oferecer aos editores – nossos parceiros nessa nobre tarefa – um serviço de alta qualidade e grande credibilidade no segmento”, frisa a gestora.
Para o irmão Mauro Zeppelini, diretor financeiro da empresa, “o caminho percorrido pela empresa enche a todos de orgulho, especialmente porque ela se tornou referência na produção de importantes veículos destinados à pesquisa. Entre ganhos e perdas, altos e baixos, nos mostramos firmes e muitas vezes pioneiros em determinadas estratégias, para nos tornarmos, com o passar do tempo, uma grande editora científica. Essa vitória é de todos”, completa.