Por Zeppelini Publishers (*)
Embora o crescente fenômeno do “pay-to-publish” (“pague para publicar”) ainda gere certa preocupação na comunidade científica, este modelo editorial deve ser amplamente incentivado. Defendo, portanto, que os editores cobrem dos autores pela publicação de seus artigos.
Parte considerável daqueles que compõem este ecossistema certamente vai franzir a testa e torcer o nariz para este posicionamento. Antes, esclareço, que se trata de uma desapaixonada análise da atual realidade deste mercado.
Não é segredo que grande número de sociedades e editoras científicas passam por graves problemas financeiros, enfrentando enormes dificuldades para manter os mais básicos serviços editoriais.
Em verdade, a publicação de artigos mediante pagamento, onde já é adotada, tem sido fundamental para custear a existência e a disseminação do periódico.
Sendo assim, pergunto: é preferível pagar para publicar e manter a divulgação do conhecimento científico fluindo ou simplesmente concentrá-lo em um pequeno grupo de revistas e portais que cobram valores extremamente altos por assinatura e acesso ao conteúdo? Me parece que a resposta é óbvia.
De outro lado, publishers e editores que optarem por cobrar pela publicação precisam ter a perfeita dimensão do impacto dessa decisão no meio acadêmico. Esses gestores, em sua maioria, entendem que este modelo de negócio, para dar certo e ter credibilidade, precisa obedecer a uma série de aspectos.
Neste processo, é fundamental haver isonomia na escolha dos autores a serem publicados, adotando ações de integridade editorial, como imparcialidade, avaliação por pares confiável e acolhimento das mais variadas linhas de pensamento.
Sabe-se, contudo, que mesmo valores considerados “elevados” para um ou dois autores, torna-se “simbólico” quando dividido por mais pessoas.
De outro lado, entendo que todo e qualquer acesso a conteúdo online deve ser aberto. Afinal, o chamado “open access” é fundamental para promover maior divulgação. Defendo a premissa de que o conhecimento científico é um bem público e, portanto, precisa estar disponível a todos.
Também é verdade que, para este modelo ter êxito, cabe a editores e publishers atuar para mitigar os efeitos deletérios desse processo. Igualmente, os autores devem, por exemplo, resistir à tentação de utilizar periódicos reconhecidamente “predatórios”, que oferecem rápida publicação em troca de altas taxas.
Ainda que a publicação seja paga, editores e publishers têm de defender a integridade da pesquisa, devendo estabelecer e aplicar critérios rigorosos de seleção e revisão, sem jamais renunciar à qualidade e relevância do conteúdo a ser publicado, mesmo diante das pressões naturais deste mercado.
Além disso, é essencial que implementem políticas transparentes de divulgação de taxas de publicação e potenciais conflitos de interesse, promovendo a confiança dos leitores e da comunidade científica, em geral. Ao promover e adotar diretrizes e melhores práticas, elevam-se os padrões éticos em toda a indústria.
A colaboração mútua entre instituições de pesquisa, financiadores e órgãos reguladores é outra medida positiva para o desenvolvimento e fortalecimento de políticas e medidas concretas para levar adiante o modelo do “pague para publicar”.
Da mesma forma, sou favorável a iniciativas colaborativas entre toda a cadeia produtiva do setor editorial, focadas em buscar a conscientização e educação sobre as práticas éticas de publicação.
A adoção do “pay-to-publish” é uma responsabilidade coletiva que requer uma abordagem multifacetada. Além de incluir políticas institucionais rígidas, deve mirar o fortalecimento da autorregulação na indústria de publicação científica e o engajamento contínuo de pesquisadores, financiadores e órgãos reguladores.
Portanto, somente com a adoção de práticas transparentes, éticas e responsáveis de publicação poderemos garantir que o conhecimento científico continue a ser um recurso confiável e valioso para toda a sociedade.
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(*) Fundada em 2000, a Zeppelini Publishers atua no segmento editorial técnico e científico atendendo empresas e organizações e desenvolvendo estratégias para todas as áreas da produção de publicações impressas e online.